FANDOM

Gintama (銀魂, Alma de Prata) é um mangá escrito e ilustrado por Hideaki Sorachi com uma adaptação para anime, dirigido por Shinji Takamatsu do episódio 1 ao 105 e Yoichi Fujita do 100 em diante. A história se passa em Edo que foi conquistada por alieníginas chamados Amanto, e segue a vida do ponto de vista do samurai Sakata Gintoki, que trabalha como um freelancer ao lado de seus amigos Shimura Shinpachi e Kagura. Sorachi acrescentou o cenário de ficção científica para desenvolver personagens ao seu gosto, após seu editor sugerir ser feita uma série histórica.

O mangá foi publicado pela primeira vez no dia 8 de dezembro de 2003 pela editora Shueisha, na revista Weekly Shōnen Jump. A Viz Media publica uma versão traduzida dos volumes individuais da série na Shonen Jump Americana.

O anime começou a ser exibido no Japão no dia 4 de abril de 2006 na TV Tokyo, e terminou em 25 de março de 2010, com 201 episódios que foram divididos em 4 sagas. 

Tanto o mangá quanto o anime tem alcançado grande sucesso dentro e fora do Japão. O mangá apareceu em 5° lugar entre os mais vendidos no Japão em 2009, com mais de 4,7 milhões de volumes vendidos, sendo superado apenas por One Piece, Naruto, Bleach e Fullmetal Alchemist, respectivamente. O anime e os seus DVDs também foram destaque em diversos períodos. Em um ranking publicado pela TV Asahisobre, a série chegou ao 22° lugar entre os 100 melhores animes de 2006, enquanto a TV Tokyo anunciou que o anime Gintama foi responsável por elevadas vendas no exterior.

No Brasil o anime chegou em streaming pela Netflix dia 15 de dezembro de 2014, dublado nos estúdios Universal Cinergia Dubbing, em Miami. Alguns dubladores como a de Kagura já fizeram inclusive as versões brasileiras de South Park e Blue Dragon.

EnredoEditar

A história de Gintama ocorre em Edo (hoje conhecida como Tóquio por causa de sua mudança de nome em 1868) que foi conquistado por alienígenas chamados Amanto (天人, Pessoas do Céu), no final do Período Edo. Os samurais lutaram contra os "estrangeiros", mas, depois de derrotá-los, os Amantos proibiram a utilização de espadas. A trama é focada em um samurai excêntrico, Sakata Gintoki, que ajuda o adolescente Shimura Shinpachi salvar sua irmã Otae de um grupo de alieníginas, que queriam torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi decide torna-se seu aprendiz e começa a trabalhar com ele como um freelancer para pagar o aluguel mensal onde Gintoki vive, bem como saber mais sobre ele.

Mais tarde, os dois resgataram uma adolescente alienígena chamada Kagura de um grupo da Yakuza, que queria usar a sua força sobre-humana para matar pessoas. Depois disso, Kagura se junta a Shinpachi e Gintoki para trabalhar como freelancer e os três ficam conhecidos como "Yorozuya" (万事 屋, Fazemos Tudo). Ao fazer o seu trabalho, muitas vezes, se deparam com a força polícial Shinsengumi, que normalmente se alia a eles no seu trabalho, uma vez que esse geralmente envolve criminosos perigosos.

No decorrer da trama, eles vêm ao encontro de antigos camaradas de Gintoki durante a invasão Amanto, incluindo o terrorista Kotaro Katsura que mantém um relacionamento amigável com eles, apesar de sua ambição de destruir o shogunato. Por outro lado, Shinsuke Takasugi atua como um antagonista principal ao longo da série, que também quer destruir o shogunato, só que de uma forma mais violenta que Katsura.

Temas e EstilosEditar

O principal objetivo de Hideaki Sorachi em Gintama é a utilização de piadas. Durante o segundo ano de serialização do mangá, o autor começou adicionar mais drama à história, mas sempre mantendo a comédia, piadas e vários comentários clichês dos mangás shonen da Shōnen Jump. Um exemplo claro é no primeiro capítulo, após Gintoki lutar contra um grupo de alienígenas para proteger Shinpachi e Otae, Shinpachi reclama que ele só lutou por "uma página" e Gintoki responde "Cale a boca! Uma página é muito tempo para um artista de mangá!". Existem outros tipos de situações cômicas mais gerais, de modo que o leitor deva saber sobre a cultura japonesa para compreendê-las.  O humor é descrito por publicações como "bizarro" e "estranho", e é dividido em duas categorias: "Ficção-Cientifica de comédia" e "comédia samurai".

Além da série de comédia, os alienígenas que invadiram o Japão trazem várias questões sociais entre eles e os seres humanos, sendo a mais recorrente a falta de igualdade social.

O animeEditar

Gintama - (201 episódios)

Gintama' - (51 episódios)

Gintama' Enchousen - (24 episódios)

Gintama° (2015) - (51 episódios)

Gintama. (2017) - (12 episódios)

Também no FANDOM

Wiki aleatória